A Biodiversidade
Considera-se "Biodiversidade" (ou "Diversidade Biológica") a variedade das espécies que habitam o planeta ou uma dada região e a sua variabilidade genética. Esta é influenciada por um conjunto de fatores, denominados "Fatores de Biodiversidade".
O tema da biodiversidade, quer da sua existência, quer da sua falta, é cada vez mais discutido pelo ser humano.
A descida da taxa de diversidade biológica ao longo dos anos é alarmante. Estima-se que, entre 2000 e 2013, cerca de 1,9 milhões de quilómetros quadrados de ecossistemas tenham sido perdidos. Atualmente, das 44.838 espécies referenciadas na Lista Vermelha da UICN, cerca de 905 estão extintas e 16.928 estão em vias de extinção.
A biodiversidade é fundamental para a sobrevivência e qualidade de vida do ser humano, influenciando aspetos ecológicos, económicos, sociais, culturais e até psicológicos. A interação entre os seres humanos e a biodiversidade moldou civilizações, permitiu avanços científicos e tecnológicos e continua a ser essencial para o bem-estar global. Caso deseje saber mais sobre o assunto, aceda através desta hiperligação.
A variação da biodiversidade é cíclica. No entanto, é factual que a sua atual diminuição é grave e mais acentuada do que é normal.