Áreas Protegidas
- Definição de "Área Protegida"
- Categorias de Gestão de Áreas Protegidas
- Categorias de Governação de Áreas Protegidas
- Definição de "Área-chave"
Definição de “Área Protegida”
A UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) define uma área protegida como um espaço geográfico claramente definido, reconhecido, dedicado e gerido, através de meios legais ou outros meios efetivos, para conquistar a conservação a longo termo da natureza com serviços ecossistemáticos e valores culturais.
Categorias de gestão
"A definição é expandida por seis categorias de gestão (uma com uma sub-divisão), sumarizadas abaixo.
- I.a) Reserva natural estrita: reserva protegida de forma rigorosa pela biodiversidade e também possivelmente com características geológicas/geomorfológicas, onde a visita, uso e impacto humanos são controlados e limitados para garantir a proteção dos valores de conservação.
Urwald Ruthwald, Áustria

Bob Marshall Wilderness, EUA

- I.b) Área selvagem: áreas geralmente grandes e não modificadas ou pouco modificadas, que retêm o seu caráter natural e influência, sem habitação humana permanente ou significativa, protegidas e geridas para preservar a sua condição natural.
- II. Parque Nacional: grande área natural ou quase natural que protege processos ecológicos de larga escala com espécies e ecossistemas característicos, tendo também têm oportunidades espirituais, científicas, educacionais, recreacionais e de visita compatíveis com o ambiente e a cultura.
Parque Nacional Kruger, África do Sul

Trilhas da Pedreira do Avelino, Portugal

- III. Característica ou monumento natural: áreas colocadas de parte para proteger um monumento natural específico, que pode ser uma formação montanhosa, um monte marinho, uma caverna marinha, uma formação geológica como uma caverna, ou uma característica viva como um arvoredo antigo.
- IV. Área de gestão de habitats/espécies: áreas para proteger uma espécie ou habitat em particular, onde a gestão reflete esta prioridade. Muitas necessitam de intervenções regulares e ativas para ir ao encontro às necessidades de uma espécie ou habitat em particular, não sendo no entanto um requisito essencial para esta categoria.
Reserva Especial de Maputo, Moçambique

Parque Natural de Sintra-Cascais, Portugal

- V. Paisagem terrestre ou marinha protegida: onde a interação de pessoas e natureza ao longo do tempo levou a um traço distinto com valores ecológicos, biológicos, culturais e cénicos significativos e onde salvaguardar a integridade desta interação é vital para proteger e sustentar a área, a conservação da natureza e outros valores.
- VI. Área protegida com o uso sustentável dos recursos naturais: áreas que conservam ecossistemas, em conjunto com valores culturais associados e sistemas tradicionais de gestão de recursos naturais. São geralmente grandes, maioritariamente em estado natural, com uma proporção sob gestão sustentável de recursos naturais e onde o uso não industrial de baixo nível de recursos naturais compatível com a conservação da natureza é visto como uma das prioridades.
Área de Proteção Ambiental da Bacia dos Frades, Portugal

A categoria deve ser baseada no(s) principal(ais) objetivo(s) de gestão que deve(m) ser aplicado(s) em pelo menos três quartos da área protegida - a regra dos 75 porcento."
Categorias de governação
"As categorias de gestão são aplicadas em conjunto com um tipo de governação - uma descrição de quem retem a autoridade e responsabilidade pela área protegida. A UICN define quatro tipos de governação:
- Pelo governo: responsabilidade de um ministério/agência federal ou nacional; responsabilidade de uma ministério/agência sub-nacional; gestão delegada pelo governo (por exemplo, para uma ONG).
- Partilhada: gestão colaborativa (diversos graus de influência); gestão conjunta (quadro de gestão pluralizado); gestão transfronteiriça (diversos níveis entre fronteiras internacionais).
- Privada: por porprietário individual; por organizações sem lucros (ONG, universidades, cooperativas); por organizações com lucros (individuais ou corporativas).
- Por indígenas ou comunidades locais: áreas ou territórios conservados pertencentes a povos indígenas; áreas conservadas em comunidade - declaradas e geridas por comunidades locais."
NON-DISCLAIMER: Todo o texto e informação acima expostos são uma citação, com tradução livre, de Guidelines for Applying Protected Area Management Categories, editado por Nigel Dudley sob a UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza).
Consulte a lista das áreas protegidas, com possibilidade de pesquisa segundo as categorias supramencionadas, na página de internet da protectedplanet.
Definição de “Área-chave”
Segundo a UICN, "Áreas-chave para a Biodiversidade" são "locais que contribuem significativamente para a persistência global da biodiversidade, em ecossistemas terrestres, de água doce e marinhos."
Aceda através da imagem ao lado ao mapa mundial da keybiodiversityareas.org que apresenta todas as áreas-chave, com filtros por região e/ou país. É também possível pesquisar no mesmo uma área em específico.